O Carnaval Acabou… Podemos Começar Agora?

As piadas sobre nossos desafios de produtividade no ano 2014 são intermináveis. Isso pode ser engraçada pelo próximo ou você pode até achar inevitável em termos das instituições, mas Deus nos livre de sacrificar as nossas metas pessoais e profissionais só porque a samba continua a trocar. Precisamos protege-los e blindá-los á toda prova!

Isso requer foco, coragem e amor-próprio! Parar o trem da vida e descer é a única forma de fazer isso. Se não a gente corre o risco de chegar a um destino irreconhecível. Quem garante que o trem te está levando onde você quer chegar?

Business ThoughtsSe você conseguiu identificar as metas de sua vida como um todo – seu verdadeiro LifePlan (Plano de vida) – algumas de suas próximas metas anuais poderiam ser quase óbvias como os próximos passos no caminho para alcançar suas metas de longo prazo. Dentro do possível, coloque suas metas anuais e qüinqüenais dentro do contexto de seu LifePlan para os próximos 3-5 anos.  Se você consegue fazer metas de 5 ou 10 anos, quem sabe você conseguiria planejar um período de sabático também e desfrutar da vida e adquirir uma perspectiva nova para sua vida, seu LifePlan de longo prazo. Isso poderia ajudar a contextualizar e focar nas metas de curto prazo, facilitando as escolhas que possibilitam os sonhos de grande porte.

Por exemplo, a partir do momento que você fizer um planejamento de longo prazo, isso pode significar uma mudança em seus hábitos de consumo e gastos. Possivelmente, você vai querer simplificar sua vida e economizar nos gastos supérfluos (comer fora, férias no exterior, roupas, etc.) para investir em outras coisas mais relevantes a seu LifePlan (segunda profissão, cursos, um sabático, construir um legado, etc.) Ao fazer seu planejamento anual – seu YearPlan – você vai estabelecer metas (poupança – ou não…) que estão alinhadas com suas metas globais, seu projeto de vida, seu LifePlan.

Ao estabelecer metas, tente refletir sobre quais esferas e áreas de sua vida estão relacionadas com seus valores, papéis, e lições do passado.

Utilize o que você já tem claro ao respeito de suas metas de longo prazo. Talvez realizar um exercício de definição de valores pessoais te ajude a contextualizar melhor seu planejamento anual para encaixar melhor no seu planejamento de vida, seu LifePlan. Ao estabelecer metas, tente refletir sobre quais esferas e áreas de sua vida estão relacionadas com seus valores, papéis, e lições do passado, Tente pensar na sua vida pessoal e desenvolvimento espiritual, sua família, sua vida profissional e financeira e sua comunidade (e até o legado que você pensa deixar no mundo!). Não esqueça de seus papéis principais, focando nos seu “papel do ano”.

Leave a Comment

Comment (required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Name (required)
Email (required)